segunda-feira, 1 de novembro de 2010
saber que devo respeito à autonomia, à dignidade e à identidade do educando e, na prática, procurar a coerência com este saber, me leva inapelavelmente à criação de algumas virtudes ou qualidades sem as quais aquele saber vira inautêntico, palavreado vazio e inoperante (2007, p. 62).
Mestre PAULO fREIRE
segunda-feira, 5 de julho de 2010
POSTADO POR ANDREIA SAMPAIO
quarta-feira, 23 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Paulo Freire e seus pensamentos =*
"Mudar é dificil mas é possivel"
"A humildade exprime, uma das raras certezas de que estou certo: a de que ninguém é superior a ninguém"
"
Verdades da Profissão de Professor
Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.
A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem “águias” e não apenas “galinhas”. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda"
"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo"
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes"
-Paulo Freire (:
domingo, 20 de junho de 2010
Atividade pedagógica para educação infantil- formas geométricas e cores
QUANTAS FORMAS!!!
PINTE DE VERMELHO OS TRIÂNGULOS E DE AMARELO OS CÍRCULOS.
postado Andreia Sampaio 4010016
O que é lúdico?
O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de ser considerado apenas o sentido de jogo. O lúdico faz parte da atividade humana e caracteriza-se por ser espontâneo, funcional e satisfatório.
Na atividade lúdica não importa somente o resultado, mas a ação, o movimento vivenciado.
sábado, 19 de junho de 2010
sexta-feira, 18 de junho de 2010
quinta-feira, 17 de junho de 2010
Objetivo: Que a criança reconheça a forma geométrica quadrado, tenha contato com as cores primárias e use a coordenação motora para a rasgadura do papel e colagem, e tenha contato com quantidade ( quatro cores – 1 à 4).
Recursos: Papel dobradura nas cores (vermelho, verde, amarelo e azul), cola e atividade no sufite.
Aplicação da Atividade: Mostrar a criança no concreto o quadrado (brinquedo pedagógico), procurar na sala de aula ou na escola, formas que representam o quadrado (janela, piso, quadro, enfim, explorar o máximo o lúdico, usando a criatividade do professor). Depois, recortar as folhas de papel dobradura na forma quadrada para dar as crianças, nas cores (verde, amarelo, vermelho e verde), contando junto com elas a quantidade de cores que vamos trabalhar ( 4 cores ). Distribuir as cores, focando a forma quadrada, deixá-las rasgar a vontade, auxiliando a técnica de rasgar o papel, usando o dedo indicador e polegar ( pra frente, para trás). Em seguida aplicar a atividade no sufite , pedindo para colarem os papéis rasgados com a cor em destaque, isto é, o lado colorido para cima, formando um mosaico.
NOME __________________DATA____/____/____
RASQUE O PAPEL E COLE NO QUADRADO
A IMPORTÂNCIA DOS HÁBITOS SAUDÁVEIS SEREM ENSINADOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Educação Infantil requer flexibilidade e planejamento constantes no ensino de hábitos saudáveis para as crianças na educação infantil.
quarta-feira, 16 de junho de 2010
terça-feira, 15 de junho de 2010
EXERCÍCIOS PARA CRIANÇAS
segunda-feira, 14 de junho de 2010
domingo, 13 de junho de 2010
sábado, 12 de junho de 2010
Mudanças no ensino fundamental
Mudanças no ensino fundamental
Uma recente alteração no Ensino Fundamental vem trazendo certo debate, e merece nossa atenção: a aprovação da lei 11.274, em fevereiro de 2006, que muda a duração do ensino fundamental de oito para nove anos, transformando o último ano da educação infantil no primeiro ano do ensino fundamental.
Desse modo, o aluno deve ser matriculado na primeira série (agora chamada de “primeiro ano”) com seis, e não com 7 anos de idade (como é no sistema atual). Outra lei, 11.114, de 2005, que alterava a LDB (Lei nº 9.394, de 96), já aceitava a matrícula de alunos com seis anos de idade no ensino fundamental.
As escolas tem até o ano de 2010 para se adequar à lei. Em algumas capitais brasileiras (e o Distrito Federal), o ensino fundamental de nove anos já é oferecido.
O importante de se discutir e refletir sobre esse assunto é se, realmente, essas mudanças irão melhorar o ensino nas escolas e irão preparar melhor o aluno, ou se essas novas mudanças apenas servirão para se trocar o nome do último estágio do ensino infantil pelo nome de primeira série do ensino fundamental.
Analisando páginas de algumas escolas particulares sobre o assunto, vemos que é, para elas, apenas uma questão de nomenclatura:
9 anos | 8 séries |
---|---|
1º ano | Jardim III |
2º ano | 1ª série |
3º ano | 2ª série |
4º ano | 3ª série |
5º ano | 4ª série |
6º ano | 5ª série |
7º ano | 6ª série |
8º ano | 7ª série |
9º ano | 8ª série |
Por outro lado, a decisão permite (forçosamente) que alunos que não teriam acesso à pré-escola, alunos mais carentes, possam ter um ensino um pouco maior. Mas é claro que, como a medida vem sem demais ajustes no ensino fundamental, ela, sozinha, não consegue diminuir de forma concreta o abismo entre a qualidade dos ensinos público e privado.
O que você acha?
Leia mais sobre o assunto:
- Ensino Fundamental: veja o que muda na prática
- Alunos mais ricos já tem pré-escola
- Os nove anos do ensino fundamental
- Ensino Fundamental de nove anos
- Ensino de nove anos aumenta escolaridade e unifica o sistema no país
- Lula sanciona projeto do ensino de nove anos
IMPORTANTE!
Para tentar responder ao grande número de dúvidas relacionadas à Ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, criamos o artigo Ensino Fudamental de Nove Anos – dúvidas freqüentes, neste mesmo site. Leia também abaixo as discussões entre os leitores sobre o assunto.
Sheila Rodrigues RA 4010103
M_NINA
BON_CA
C_S_
PIP_
BOL_
C_D_RNO