domingo, 13 de março de 2011

FALANDO EM ALFABETIZAÇÃO
Alfabetizar não é uma tarefa fácil pois exige dedicação e empenho por parte dos professores e da escola, que tem por função tornar a leitura um ato encantador e prazeroso para os alunos.
Já sabemos que o processo de alfabetização não se da a partir de métodos tradicionais como muitos de nos professores fomos alfabetizados, mas temos contato com outro na faculdade a qual damos o nome de método construtivo no qual permite que a criança tenha inicialmente suas próprias concepções sobre a escrita ou seja ha uma participação ativa dos alunos no processo o professor age como mediador levando em consideração os conhecimentos prévios que os alunos possuem pois é a partir destes que seus alunos constroem o que chamamos hipóteses silábicas.
Para tornar ainda mais claro nosso discurso apresentarei a seguir as fases da escrita da criança de acordo com a revista ALFABETIZAÇÃO EDIÇÃO ESPECIAL publicada fevereiro de 2011.
Nível Pre-Silábico
A escrita Pre- Silábica se caracteriza pela não correspondência entre as letras e os sons das palavras onde ao nomearem um animal ou qualquer um objeto nessa fase os pequenos escrevem uma serie de letras desconexas , e depois lêem sem fazer nenhum tipo de análise geralmente as letras são as mais conhecidas como o seu próprio nome. nessa etapa os pequenos também costumas relacionar o tamanho da palavra ao tamanho do objeto que ela representa por exemplo para escrever boi utiliza diversas letras e poucas para formiga.

NÍVEL SILÁBICO (esse é o período mais importante do processo de letramento)
Nesta etapa da alfabetização os alunos descobrem que as palavras se dividem em partes controladas por sílabas e passam a escrever com uma correspondência entre quantidade de sílabas e quantidade de letras, mas ainda necessitam de um tempo maior para avançarem na leitura e na escrita.
Marcadores: mais informações Revista Alfabetização Edição especial

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.