terça-feira, 31 de maio de 2011
Meio Ambiente em Ação (Relatórios)
sábado, 28 de maio de 2011
pedagogia feminina
sexta-feira, 27 de maio de 2011
Este é o caderno que levo para a faculdade, com ele estudo, escrevo nele toda a matéria dada pelo professor, faço atividades para nota.
É nele que estou me preparando para ser professora, realizando um sonho.
Este pequeno objeto faz parte da minha vida, é com ele que divido momentos de decobertas que farão diferença num futuro bem próximo.
Nesse trabalho pude ver que a maneira de se olhar de uma mesma imagem muda de acordo com o olhar de quem vê. Uma mesma imagem/foto provoca diferentes situações e emoções em cada pessoa.
Fonte: texto-'' O modo de olhar cria a realidade''
Sandra Juliana Barboza RA:4010101
segunda-feira, 23 de maio de 2011
Nome: Anne Kelly da Silva Leite RA:4009074
Ate aonde chega a tecnologia
Uma imagem pode demonstrar varias situações, provocar vários pensamentos, quando ela esta acompanha por um texto é algo mais fácil de compreender o que ela esta querendo nos trazer, quando ela aparece sem nada que a acompanhe é algo que nos intriga e não sabemos o que exatamente ela quer nos passar.
Muitas vezes os olhos do fotografo não são os mesmos que os nossos por isso fica difícil saber exatamente o que ele esta retratando, a autoria da imagem busca a identidade daquilo que estamos olhando.
Nesta foto por exemplo, poderia ser um simples celular em cima de uma mesa, ou talvez uma propaganda instigando o publico talvez a ter certa curiosidade de conhecer o produto, poderia ser talvez uma obra de arte, depende dos olhos de quem vê, e da curiosidade de quem observa.
PEDDA ERA DA MODERNIDADE E CONSUMISMO
A ERA DA MODERNIDADE E CONSUMISMO
Nessa foto busquei mostrar os matérias escolar que usamos na faculdade. Coloquei os matérias na carteira e tirei varias fotos, e a que eu escolhi foi essa.
Achei interessante mostra na capa de um caderno um desenho infantil, onde retrata um personagem infantil, alegre, tocando guitarra junto com seu animal de estimação.
Pois antigamente não tinha esses tipos de cadernos, era tudo simples e diferente e na maioria das vezes não tínhamos condições de compra, um caderno diferente e bonito.Com a modernidade queremos meio que buscar nossa infância reprimida, e comprarmos o que antes não podíamos. Isso se torna um ciclo de consumismo, quanto mais novidades aparecem mais queremos ter.
Aluna: Margarete de Moraes RA: 4010079
Bibliografia: Vieira. Marcelo. Artigo. O modo de olhar altera a realidade.
http://www.scribd.com/doc/48520326
domingo, 22 de maio de 2011
Título: Cotidiano
Com minha reprodução fotográfica, busquei mostrar a realidade do meu cotidiano atualmente e como ele continuará sendo até final de 2012, entre caderno, estojo, uma pasta cheia de textos que leio na medida do possível, confesso.
Olhando para minha imagem, como se eu não fosse a autora dela, perceberia, acredito que facilmente, de que se trata do um cotidiano de um estudante, simplesmente.
É uma imagem simples, mas com um significado oculto de muitas dificuldades para poder estar nesta carteira.
A descoberta que fiz foi a de que apesar de fazer parte do meu dia a dia nunca havia parado para pensar como agora, em como essa imagem tem um significado importantíssimo em minha vida, pois é baseado em tudo o que ela representa para meu futuro profissional, todas as inseguranças, todas as dificuldades e todos os sonhos a serem alcançados.
Porém, para qualquer outra pessoa que visse essa imagem a sua compreensão e seus significados seriam muitos, afinal a imagem provoca diferentes significados baseados nas experiências de vida de cada um.
Bibliografia: O modo de olhar cria a realidade, Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira.
Janaína Alvarenga RA: 4010058
Nome: Lizandra Maria Consoli
RA: 4010074
As Imagens revelam mais que as palavras
É muito comum encontrarmos fotos com legendas, com textos e reportagens, onde ambos acabam instigando o observador a sair da postura de curiosidade para a de observador da imagem.
Para algumas pessoas fotos e imagens, são simplesmente um pedaço de papel ou mais um documento no computador. Mas, para outros uma imagem diz mais do que qualquer palavra.
Na imagem acima se não houver uma legenda ou um texto, quem observá-la não conseguirá ver o seu objetivo. Pois, essa foto retrata o que uma pessoa leva para a faculdade, e que por de trás dessa imagem existe toda uma história, uma vida de alguém que pode lutar para conseguir estudar, que tem dificuldades, alegrias e tristezas.
Por fim, para realizar uma foto é necessário buscar um tema, assim como se fosse uma redação, ver o melhor ambiente (para fotos como essas, onde são montados os cenários), a melhor iluminação, pois só buscando essa “perfeição” que se consegue retratar a verdadeira essência da foto e atingir os objetivos propostos no trabalho.
Referências bibliográfica:
VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. O modo de olhar cria a realidade.
Disponível também:http://www.scribd.com/doc/48520326
NOME: Talita da Cunha Andrade RA: 4010109
BIBLIOGRAFIA:WWW.scribd.com.br/doc/48520326
sábado, 21 de maio de 2011
Os diversos osignificados de uma mesma foto
Na minha produção fotográfica o objetivo era retratar o material que levo para a faculdade, tirei diversas fotos e observei que de acordo com o ângulo que me posicionava representava que tinha mais ou menos material.Escolhi esta foto, pois achei interessante o lápis e a parte da carteirinha refletida no espelho, e a posição do restante do material também me agradou.
Porem observei que esta foto também pode alterar a realidade, acredito que esta se adaptaria muito bem em uma propaganda de maquiagem, de celular ou talvez sobre o que as mulheres levam nas bolsas, sendo assim alterando o que era o meu objetivo, o material, as folhas, a bolsa de lápis ficaram praticamente em segundo plano.A leitura do texto também me ajudou a escolher o tipo de foto colorida ou preto e branco, sendo assim optei por colorida, pois o preto e branco pode dar um aspecto dramático totalmente desnecessário para o meu objetivo.Nesta foto aparentemente simples, procurei expressar o quanto tudo aquilo é importante pra mim, que cada peça ali faz parte do meu dia-a-dia e do futuro que estou buscando pra mim.
Bibliografia:
Texto: O modo de olhar cria a realidade “Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira”
Dia a Dia
Ra: 4010300
A Fotografia foi tirada dentro da sala de aula da Faat, usando recursos simples, procurei captar a imagem dos materiais e objetos que levo para a faculdade no meu dia-a-dia, e que considero indispensáveis. Para a produção da foto eu organizei o material de forma que conseguisse capturar a imagem de tudo que estava em cima da carteira, usei uma câmera comum de 12.1 mega pixels, alterei a função da câmera para de forma que ela ficasse sem o flash, pois como a sala estava bem iluminada, não precisaria deste recurso.
Descobri pela foto que sou um pouco detalhista, e que gosto de organização, isto é possível perceber pela forma como arrumei os objetos, também é possível observar que gosto de detalhes coloridos e sou cuidadosa com o meu material, o celular que aparece na foto demonstra que sou uma pessoa que dá muita importância para este aparelho.
De acordo com o artigo “O modo de olhar cria a realidade”, ao ver uma imagem cada pessoa vai ter uma visão diferente dela, cada uma vai criar sua concepção da imagem.
Bibliografia:
Artigo: O modo de olhar cria a realidade.
Na minha produção fotográfica o objetivo era retratar o material que levo para a faculdade, tirei diversas fotos e observei que de acordo com o ângulo que me posicionava representava que tinha mais ou menos material.
Escolhi esta foto, pois achei interessante o lápis e a parte da carteirinha refletida no espelho, e a posição do restante do material também me agradou.
Porem observei que esta foto também pode alterar a realidade, acredito que esta se adaptaria muito bem em uma propaganda de maquiagem, de celular ou talvez sobre o que as mulheres levam nas bolsas, sendo assim alterando o que era o meu objetivo, o material, as folhas, a bolsa de lápis ficaram praticamente em segundo plano.
A leitura do texto também me ajudou a escolher o tipo de foto colorida ou preto e branco, sendo assim optei por colorida, pois o preto e branco pode dar um aspecto dramático totalmente desnecessário para o meu objetivo.
Nesta foto aparentemente simples, procurei expressar o quanto tudo aquilo é importante pra mim, que cada peça ali faz parte do meu dia-a-dia e do futuro que estou buscando pra mim.
Bibliografia:
Texto: O modo de olhar cria a realidade “ Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira”
Patrícia Aparecida dos Santos Silva RA: 4010090
2º Pedagogia /Novas Tecnologias e Educação
um olhar com sabedoria
Essa foto foi tirada dentro de sala de aula, da faat faculdade inclusive onde eu estou cursando pedagogia já estou no 2º ano, as pessoas que estão na foto são minhas colegas de sala, o propósito dessa foto segundo o professor Marcelo, é um trabalho da sua matéria que chama de novas tecnologias, a foto foi tira de uma maquina pequena e a mesma ficou com brilho e clareza nesse momento as meninas estavam todas procurando um ângulo melhor pra tiar foto de todas as maneiras e a grande descoberta é que quando a gente tira foto ficamos mais alegres, e através dessa foto vejo vida, vejo futuro e muitas esperanças. Alegria porque estamos estudando pra termos um futuro melhor e vida, porque tudo que vimos nesse mundo tem vida.
Ivaneide cardoso de oliveira RA - 4010055
sexta-feira, 20 de maio de 2011
Alessandra de Paiva Bueno RA: 4009049
A fotografia em questão foi tirada com o objetivo de instigar quem a vê. O expectador passa assim a ser um observador, que começa a analisar o que ela representa, qual o contexto em que está envolvido.
A construção é feita a partir das imagens e edificações que se possui; imagens do que foi visto, lembranças do passado e/ou sentimentos que constroem o presente.
A imagem pode ter vários significados, vários objetivos. Desde a utilidade do objeto, a curiosidade que provoca em quem o vê, a distinção real do que seria, o que estaria por trás dele; ou até o seu contexto, onde o expectador passaria a refletir o que faz esse
objeto, nesse lugar e momento. O que o autor buscou ao tirá-lo, onde o objeto se encontra, estaria perdido, ou apenas passara despercebido em meio a tantos outros detalhes da vida cotidiana.
A fotografia retrata a realidade, não é própria da realidade. Com esta idéia de recorte passamos a afirmar que ela expressa, não necessariamente, uma parcela da realidade; uma fotografia é sempre uma montagem.
Bibliografia: texto: O MODO DE OLHAR CRIA A REALIDADE
Utilidades Escolares
Nesta imagem quero destacar em especial o estojo, com formato de bichinho.
Aparentemente pertence à uma criança, mas esta dentro da sala de aula da Faculdade, á dona deste estojo está cursando Pedagogia, e ela vai trabalhar com o público infantil.
Uma pessoa que admira á criatividade da combinação de porta lápis com formato de bichinho de pelúcia colorido, e que se torna útil no seu material escolar.
Este tipo de porta lápis pode agradar várias faixas etárias, criando um vinculo com o universo infantil.
Aluna: Ester Chuber Guiono Silva RA:4010044
Bibliografia: Texto - O modo de olhar cria a realidade
Marcelo P. de Almeida Vieira.
Quando quer, tudo se conquista
O professor em suas aulas explicou a importância de uma imagem e de como elas são tiradas e quais as finalidades. Porém toda imagem tem um significado para quem vê e para quem tira. Uma foto sem texto é romper o condicionamento cultural da leitura da imagem é suprimir a racionalização espaço – temporal.
Mostrou também como podemos adquirir ótimos resultados com câmeras fotográficas e aparelhos celulares, pois todos têm algum recurso para realizar uma foto de boa qualidade. Deu também algumas dicas de como fotografar no escuro, o uso do flash e o reflexo sobre a imagem entre outros.
Após a leitura do texto: O MODO DE OLHAR CRIA A REALIDADE, ficou mais claro e fácil entender qual objetivo proposto pelo professor. Trata – se de um texto fácil de ler e de compreender. Segundo o autor Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira, o mais importante e significativo não é saber sobre o objeto fotografado e, sim, a própria imagem em seu conjunto e composição.
Esta foto retrata alguns dentre os vários apetrechos que carrego diariamente em minha mochila. Reproduzida através do meu aparelho celular, sob a presença dos colegas e nobre professor, pois “QUANDO QUER TUDO SE CONQUISTA”.
Nela está contida começo de um sonho e que vem se tornando realidade. Algo possível e que todos aqueles que persistirem podem alcançá-la. Expressa também a busca pela sustentabilidade dos ideais. Para muitos, a FACULDADE é algo distante. Precisamos romper está barreira, bem como quebrar a desigualdade social.
Dados Bibliográficos: VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. Texto: O modo de Olhar Cria a Realidade
Aluna: Conceição Aparecida Ferreira Egidio RA – 4010125
Nome: Thaynara Hendges
RA: 4010114
Título da imagem: Minha imagem.
Uma fotografia pode ser interpretada de várias formas, principalmente se a mesma não tem uma legenda, ou um título ou um texto que fale sobre ela. O expectador dessa forma saí da postura de curiosidade sobre a imagem para a de um observador da imagem. Assim ele se relaciona com ela através da sua imaginação, gerando novos significados para aquela fotografia, tornando então uma arte.
Essa imagem foi feita no dia 25 de março de 2011 às 19:20 na sala do 2º ano de Pedagogia. Coloquei meus pertences, aqueles que mais uso quando vou estudar, minha pasta com todos os textos que necessito, meu caderno, um estojo cheio de lápis, canetas, marcadores de texto e um corretivo, e uma carteira. Como nesse dia eu estava com vontade de tomar um refrigerante (Coca cola) coloquei ele na imagem também.
Mas para que minha imagem se torne uma arte não basta que eu tenha apenas uma “vontade” de colocar algo nela, mas que além da técnica, da idéia e do objeto é necessário ter um olhar para além do objeto fotografado.
Bibliografia
Texto: O modo de olhar cria a realidade
Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira
Academia
Foto tirada na biblioteca da FAAT. Buscando retratar os textos acadêmicos que podem representar mais de que um mero aglomerado de sentenças, pois textos são verdadeiros companheiros para quem deseja adquirir novos conhecimentos.
A foto foi produzida em uma perspectiva simples e sem grandes aparatos, assim como a descoberta, produzindo um ambiente estudantil conforme planejado para a disciplina.
Bibliografia: na foto contém o artigo “Crise no último período” - de Adalto Félix de Godoi, professor acadêmico
Marla Ethiane Suthoff
RA: 4010082
Bolsa de Mulher...
Eu fiz a escolha de fotografar a minha bolsa, pois é um acessório muito utilizado pelas mulheres.
Pode-se encontrar de tudo em uma bolsa feminina, nós carregamos a nossa vida nela.
Na minha bolsa, por exemplo, você poderá encontrar: carteira, celular, estojo, nécessaire de maquiagem, cremes, guarda-chuva, espelho, ás vezes até roupas aparece por lá....
Nós mulheres não conseguimos sair de casa sem uma “bolsinha”, mas sempre preferimos as maiores, pois quanto maior a bolsa, mais coisas levaremos nela, com ela estamos sempre preparadas para imprevistos.
Enfim, bolsa de mulher é mesmo uma loucura, você nunca sabe o que vai encontrar dentro dela.
Sheila Rodrigues RA: 4010103
O que os olhos vêem
Thais Marta Rohregger da Silva RA: 4010113
Quando olhamos uma foto a “tendência é interpretá-la”, tentar compreender a imagem que se esta observando, uma imagem pode nos mostrar coisa que um texto não conseguiria, pode nos dizer muitas coisas e ate mesmo nos influenciar.
O objetivo desta foto é mostrar os meus pertences, coisas importantes que levo para a faculdade e no meu dia-a-dia.
Para chegar nesta imagem tentei procurar um fundo que combinasse com minha área de atuação que é pedagogia, depois foram espalhados os meus pertences sobre a mesa, foram tiradas varias fotos, em seguida foi selecionada a melhor foto e foram feitos alguns reajustes na imagem.
Mas se observarmos bem esta imagem, ela pode ter outro sentido, para aqueles que não conhecem o contexto real sobre a imagem, pode ter a ideia que seja uma “propagando de bolacha salgada”, pelo fato da embalagem do alimento ter um contraste maior, isto acaba chamando a atenção.
Ao tirar esta foto procurei cores vivas e chamativas, para dar um ar de alegria.
Ao ler o texto “O modo de olhar cria a realidade” e observar a imagem utilizada acima, pode perceber que a imagem é a alma do negocio, pois uma imagem bem elaborada mostra aquilo que nos queremos ver.
O objetivo final desta imagem é mostra um pouco de mim, mas utilizando meus objetos de grande importância e de grande utilidade.
Nome: Franciele Sanches
RA: 4010047
quinta-feira, 19 de maio de 2011
Nome: Érica Cristina Cardoso Ribeiro
RA: 4010043
Titulo da imagem: Nem tudo é o que parece
Uma foto sem um texto descritivo é muito difícil que o observador interprete da forma correta a leitura da imagem. Quando olhamos uma imagem a tendência e de interpretá-la, mas ao vermos uma imagem sem um texto, muitas idéias passam na cabeça de quem esta observando, pois uma imagem pode ter vários significados isso depende de quem a observa.
Para se fazer uma boa imagem não precisa apenas de boas idéias, bons motivos e uma bela paisagem, é preciso possuir um olhar alem do objeto.
Vemos em muitas imagens apenas o sentido de propaganda, pois a imagem por si só tem um grande poder de persuasão e influencia.
Na imagem que produzi procurei um fundo onde estou presente a todo o momento, nesse caso a sala de estudos, pois é onde estou sempre buscando novos conhecimentos. Escolhi os materiais que estão presentes comigo todos os dias. A foto foi feita na sala de estudos da Faat e contem caderno, estojo, relógio, anel, aliança, batom, um colar, um pen drive, um grampeador e várias canetas. Com esses objetos busquei mostrar o que esta comigo no meu dia a dia.
A escolha desses materiais foi porque todos juntos podem ter vários significados, pois ao olhar a imagem a sua interpretação não é clara, ela necessita de um texto para haver um entendimento claro da imagem.
Bibliografia:O modo de olhar cria a realidade
Autor:Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira
Minha paixão, meu sonho, uma realidade...
Ao ler o texto “O modo de olhar cria a realidade” pude perceber o quanto essa imagem por si só é capaz de contar um pouco da minha paixão, meu sonho e minha realidade.
Busquei o que mais representava o que eu vivo hoje intensamente, as ferramentas mais perfeitas possíveis que pudessem falar por mim.
Produzi essa imagem juntando tudo que carrego comigo todos os dias na luta desse grande sonho, usei a carteira da sala de aula, que de certa forma também faz parte dessa conquista, pois é nela que coloco minha bagagem que me auxilia na busca do conhecimento que tanto almejo.
Nunca pensei em parar de estudar, pois é algo que muito me satisfaz, mas o prazer maior não está somente em aprender.
Eu queria mais, passar para alguém tudo que eu aprendo, contribui para educação e formação das pessoas, Juntei essa vontade com a paixão por crianças.
O desejo de poder fazer algo pela educação, de tentar fazer a diferença, e levar amor e respeito a tanta gente carente e plantar valores sementes que um dia florescerão.
Foi então que escolhi fazer Pedagogia, profissão está que satisfaz todos os meus desejos, que irá me possibilitar fazer o que mais amo. Ensinar.
Descobri o quanto essa imagem conta minha historia, através dos símbolos presentes que trouxeram significados da minha vida, mas procurei olhar além dos objetos na busca da minha realidade.
Bibliografia:
VIEIRA, Marcelo Pustilnik de Almeida. Texto: O modo de Olhar Cria a Realidade
Tatiane dos Santos RA:4010111
DE OLHO NOS LIVROS
Ao olharmos uma fotografia temos possibilidades de interpretá-la apartir do texto que a acompanha ou nos focar nos detalhes e características da mesma, como citado no texto “ Modo de olhar cria a realidade , toda imagem em si conta uma historia , ao observá-la automaticamente somos convidados a imaginar fatos apartir do contexto e características presentes na fotografia ao tentar entender a mensagem implícita na imagem.
Quando a atividade foi proposta pensei em vários objetos como estojos, lapes, cadernos, mas achei tudo muito comum, pois minha idéia era fotografar algo que trouxesse uma mensagem implícita que representasse um pouco de minha personalidade em relação ao que valorizo.
A fotografia acima foi tirada na sala de estudos da Faat a imagem mostra livros expostos sobre uma mesa de tamanho médio à escolha do local foi intencional por se tratar de um ambiente de estudos, realização de trabalhos utilizado pelos alunos da instituição.
Ao produzir a imagem busquei como foco principal à importância dos livros para uma boa formação acadêmica que esta implícita na fotografia a escolha da imagem foi intencional não só porque nos ambiente de aprendizagem devem existir materiais de leitura, mas também por considerá-la o caminho para se ter uma sociedade consciente de seus deveres e direita, ou seja, a leitura como via de inclusão social neste sentido o livro é o principal responsável pela sociedade que temos hoje e graças a ele que a medicina, as relações sociais e outras áreas do saber evoluem a cada geração.
A imagem que escolhi é simples e talvez outras pessoas ao olhá-la tenha uma concepção diferente da minha, pois o olhar pode alterar a realidade tornando-a uma construção apartir dos valores e concepção de mundo que possui o observador.
quarta-feira, 18 de maio de 2011
A vida de estudante
A foto foi produzida através de uma máquina fotográfica digital Sony cyber shot dscw230, com o intuito de mostrar os objetos utilizados pelos os estudantes.
Ao olharmos para esta foto, podemos observar o ambiente onde foi tirada a foto, sendo um ambiente escolar. Cada um pode ter uma visão podendo ser uma escola de ensino fundamental, médio ou uma Faculdade, temos a possibilidade de criar o ambiente onde foi inserida a foto em qualquer espaço escolar.
Pela descrição do fichário por ser rosa é destinado ao sexo feminino. É um apetrecho essencial a vida de um estudante, nas folhas nele contido estão inseridas várias matérias relacionadas à vida cotidiana do estudante. Não sendo um simples caderno, mas algo permanente no dia a dia do estudante. Através dele buscando um sonho, de realizar profissionalmente, adquirir conteúdos e conhecimentos para a sua formação e formulando suas possíveis anotações.
Em outra visão podemos destacar que alguns estudantes levam o fichário apenas por levar, sem ter uma utilidade. Nele pode não conter nenhum conteúdo, nenhuma anotação, podendo assim prejudicar a sua formação no futuro.
Em uma foto diversos símbolos trazem significados diferentes, o que significa para uma pessoa pode não ser para outra. Temos a necessidade de possuir um olhar para além do objeto.
Gisele Souza Valinhos de Moraes RA 4010051
terça-feira, 17 de maio de 2011
ESTUDAR E ACREDITAR
Queria tirar uma foto que transmitisse um momento que estou passando de novidades e descobertas, escolhi esta porque com as canetas somos capazes de registrar todos os momentos. Escolhi esta imagem porque ela tem muito significado para mim, é apenas alguns dos acessórios que trago para a faculdade, mas em meio há tantos acessórios para fotografar essas canetas não poderiam deixar de serem notadas, que apesar de não parecer dizer muitas coisas mas e com essas canetas que consigo realizar todos os meus trabalhos da faculdade no ano passado e superar uma fase muito difícil que estava passando . No final do ano passado eu fiquei desempregada e fiquei preocupada não sabia nem como iria conseguir fazer faculdade que é o meu grande sonho e ao mesmo tempo desafio pois não tenho com quem contar para me ajudar. Foi então que consegui um emprego como estagiaria da prefeitura de Atibaia em uma escola de educação infantil ,quase não acreditei que iria continuar na faculdade e ainda trabalhar na área que sempre quis estava procurando uma produção de imagem que pudesse transmitir esse momento e acho que escolhi a foto certo porque a fotografia é algo capaz de demonstrar nossas emoções ate porque descobri que vida de professor é assim ... Sempre escrevendo sempre estudando. Eu estou procurando me atualizar a essa era da tecnologia digital que ainda tenho muitas dificuldades , para mim as canetas ainda são muito importantes.
NOME;Lindaura Luurenco da Silva R.A4010073
2º ano Pedagogia
PEDD
Minha Vida
Para tirar a foto organizei meu material que levo na bolsa sobre a carteira escolar. Pensei em dispor de uma forma que mostrasse como eu sou. Depois tirei a foto e olhando-a lembro da sala de aula, do que faço todos os dias a noite.
Descobri que poderia ter focado melhor o ângulo da imagem, talvez... a minha vida também não esteja tão focada. Isso me fez refletir sobre o que estou fazendo, será que estou conseguindo organizar o meu dia de modo que de conta de tudo que me propus a fazer? Será que estou cursando o que realmente eu quero para minha vida profissional?
Depois observando novamente a imagem um filme passou em minha mente, como se uma tela se abrisse em minha frente e naquele momento viajei... Fui lá pro passado, lembrei dos meus primeiros anos escolares, da minha professora... Voltei, olhei de novo a imagem e vi que ali se traduzia um pouco da minha historia, da minha vida.
Bibliografia: Texto: “O modo de olhar cria a realidade” Marcelo Pustilnik de Almeida Vieira.
Anaiã Faim Fagundes Leal
Trabalho de PEDD
Ao juntar as peças para a produção fotográfica, busquei enquadrar um pouco de mim, do meu dia em busca da minha realização. Desde que tinha sete anos meu grande sonho era ser professora. Como morava no interior, na zona rural e por pertencer a uma família de classe baixa (pobre) com oito irmãos e muito afastado da zona urbana, só conseguíamos estudar até a 3ª série primaria. Durante 18 anos que morei no sitio, por muitas vezes me deitava embaixo de uma grande árvore e ficava observando as nuvens do céu, vendo-as se transformar. Nesses momentos eu pensava: Será que um dia serei uma professora, estarei em volta de papeis, lápis, canetas, livros,...? Por mim mesma decide que ao completar 18 anos sairia em busca do meu sonho. Mudei-me para a cidade, fiz um Exame de Escolarização (prova que eliminaria a 4ª série e passava para o ginásio 5º série), que saiu no Diário Oficial. Concluindo o primário fui para o ginásio. Estudei quatro anos e finalmente pude fazer o Curso Técnico do Magistério. Mas as coisas nem sempre são como a gente sonha. Engravidei e tive complicações. Por 14 anos fique afastada, mas não perdi a esperança de realizar meu sonho, ser professora. Em 2004 comecei a trabalhar como professora eventual. Em 2005 prestei um concurso público municipal e passei em 19º colocado. O concurso era válido por três anos, no final foi prorrogado para mais dois anos. Em 2010 fui chamada e efetivada. Parte do meu sonho foi realizado, eu ainda precisava cursar a Universidade. No mesmo ano 2010 fui efetiva e passei no vestibular FAAT. Ingressei na universidade, curso de Pedagogia. Hoje quando vejo essa foto, vejo parte do sonho nela. Uma agitação sem tamanho, lápis, caderno, apostila, calendário, planejamento, semanário, reuniões,...
O texto O Modo de Olhar Altera a Realidade, me estimulou muito na descoberta dessa imagem, de que, meu sonho não para por aqui, ainda tenho muito aprender, que estudar dentro na minha profissão de professora, de pedagoga, de realização pessoal.
Avelina D. B. Paula Cunha RA – 40.100.20
Bibliogranfia:
O Modo de Olhar Altera a Realidade
http://www.scribd.com/doc/48520326