Qual é a influencia dos desenhos violentos?
A criança como já sabemos é um ser em desenvolvimento
depende dos estímulos que recebe para melhor realizar seu desenvolvimento, no entanto não possui toda a capacidade de pensar livremente sendo assim bastante influenciável e maleável as impressões que recebe.
Este é o motivo pelo qual as crianças são grandemente prejudicadas. Os desenhos violentos causam grandes estragos emocionais nas crianças sendo muitas vezes justificadas como a ação do bem contra o mal o que é uma justificativa sem base lógica, pois o bem não pode cometer os mesmos atos do mal.
Segundo pesquisa do Ibope ate onze anos a criança assiste cerca de cinco horas de televisão por dia em media, sendo que a maioria delas ficam sozinhas, sem a participação do pai e da mãe, ou seja, sem orientação, absorvendo conteúdos que nem sempre são úteis para boa formação moral segundo pesquisas uma criança brasileira assistindo a duas horas diárias de desenho animado estará exposta a 40 cenas de violência explicita já em um mês seriam 1200 cenas num ano seriam 14.400 cenas de pura violência sendo produzidas dentro da própria sala de estar das nossas casas.
Em um estudo realizado pela pesquisadora Paula Gomide dois grupos de criança assistiram a diferentes desenhos animados: um deles assistiu um desenho bastante tranqüilo, de animais na floresta; o outro, a um desenho em que os personagens lutavam o tempo todo. Depois as crianças foram brincar no recreio e suas brincadeiras foram filmadas. A pesquisadora constatou que as crianças que assistiram ao desenho violento apresentaram muito mais comportamentos agressivos do que as que assistiram ao desenho dos animais na floresta, especialmente os meninos.
Por este motivo os especialistas dizem que deve haver uma reforma na filosofia e na pratica educacional e a primeira escola é o lar onde os pais devem providenciar para seus filhos orientação moral na formação de um cidadão ético que de valor a vida, que tenha controle sobre suas ações disciplinando-os e equilibrando a influencia que a mídia televisiva exerce; e dialogo constante na construção de um ser pleno.
Na grande maioria as pesquisas alertam para uma influencia negativa no comportamento de crianças e de adolescentes, mas isto não significa que ela é uma invenção ruim, pois a mesma faz parte do progresso humano no campo da tecnologia e muito útil. No entanto seu conteúdo necessita de uma urgente revisão.
sábado, 14 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.