sexta-feira, 10 de junho de 2011

O que a imagem nos revela?!




Ao depararmos com imagens de revistas, jornais ou internet, nunca paramos pra dar a nossa opinião sobre a imagem. Muitas vezes nos prendemos ao que o autor diz sobre a foto e fica por isso mesmo. Tomando como exemplo a minha produção fotográfica feita nos espaços da FAAT- Instituição Educacional Atibaiense, temos: um caderno, canetas, borracha, lápis, ou seja, materiais que uso na Faculdade. Tudo isso pode parecer simples ou obvio pelo espaço em que foi feita essa produção. Porém por trás dessa “conclusão”, há uma pessoa que estuda e trabalha, que por isso às vezes falta tempo, que cumpri com suas tarefas tanto no trabalho quanto na faculdade. Essa imagem foi produzida da seguinte maneira: na própria carteira na classe organizei o caderno distribuindo as canetas, lápis, borrachas, buscando mostrar aquilo que é essencial para os estudos e porque não descrever através desses materiais a importância do estudo. Nós educadores deveríamos sempre fazer esse treino de interpretar a imagem, analisá-la. Mostrar para as crianças e deixar que elas digam o que vêem. Isso o texto mostra bem desde sua produção, autoria, construção ate o que a imagem pode nos dizer, nos chamar a atenção. A imagem antes de ser produzida tem que ter o cuidado com quem vai vê-la e com o contexto que a acompanha. Não dizem que imagens falam mais que mil palavras, por isso que o cuidado se torna fundamental, principalmente se a imagem produzida for trabalhada com crianças. Há uns dias atrás, ao fazermos o trabalho de classe proposto pelo professor em que cada aluna buscava uma imagem e fazia a “sua” interpretação, muitas coisas imagináveis saíram. Por exemplo, uma imagem de duas crianças negras e de uma moça loira, essa imagem sem lermos o contexto seria isso que descrevi: duas crianças e uma moça loira, mistura de raça e cor. Ao lermos o contexto se tratava de uma médica fazendo trabalho voluntário para as crianças vitimas do terremoto do Haiti.
Tendo como base o texto, O Modo de Olhar Altera a Realidade, as imagens muitas vezes nos passam o que é real como descrito no texto que através de uma proposta de trabalho fotográfico, em uma comunidade da cidade de Campinas, descobriu-se a essência, a alma e as necessidades daquelas pessoas, daquele lugar, bem como de sua origem.
Esse presente trabalho, através da foto e da leitura do texto, fez com que tivéssemos uma outra visão da imagem como um todo. Não mais aquela visão simples, rápida e sem opinião ou muitas vezes concordando, aceitando o que o autor diz; e sim com uma visão critica, com valores, diferentes da descrita pelo autor. Imagem é isso cada um observa, produz, constrói, interpreta a sua maneira sempre levando em conta seu contexto, sua história, aquilo de real que a imagem nos passa.


Nome: Maria Fernanda Kosour de Oliveira

RA: 4010080

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.